Associação Católica Kolping

A Associação Católica Kolping é uma entidade, sem fins lucrativos, que busca colaborar com a sociedade nos campos social, cultural, religioso,  esportivo, e educacional, além de contribuir com entidades carentes.

Missas aos domingos e cursos de formação para leigos, fazem parte das atividades religiosas.

Na parte esportiva,  a Associação oferece várias modalidades, com professores de alto nível, tanto na quadra de tamanho oficial para diversos esportes, como em salões, montados conforme a especialidade, além da academia, atendendo a associados e ao público em geral.

Cursos de idiomas e de danças folclóricas são também abertos para público em geral, além de para os associados.

Ao longo do ano, são promovidas festas típicas e encontros regulares.

As instalações contam com diversos espaços para eventos, comemorações e festas, que podem ser alugados.

O restaurante está aberto durante toda a semana e atende almoço e jantar, podendo dar suporte a festas e comemorações diversas.

Todas as instalações estão sempre com as licenças da prefeitura e AVCB do corpo de bombeiros em dia, além de brigada de incêndio treinada anualmente.

Há também o estacionamento próprio que funciona com Valet .

Missão

Contribuir para melhoria da sociedade através do desenvolvimento cultural, religioso, esportivo fornecendo encontros entre as pessoas e entre entidades, além de auxiliar instituições carentes.

• Solidariedade;
  • Honestidade;
  • Responsabilidade;
  • Qualidade.

Fundamentos para os associados

1. Bom comportamento social,
  2. Vida e exemplo de Adolfo Kolping.

Filantropia

Desde o início da A.C. Kolping, sempre houve a preocupação de colaborar com entidades filantrópicas, especialmente as que cuidam dos mais necessitados.

• Hospital de Leprosos: durante anos a Associação contribui com recursos financeiros para uma Entidade de Leprosos no estado de Santa Catarina. Nossa contribuição financeira, além do apoio social e orientações diversas, permitiram que essa sociedade se tornasse autossuficiente;
  • Apoio à Sociedade Hanseníase: contribuição financeira, além do apoio social e orientações diversas;
  • Vivenda da criança: apoio com parcerias em eventos, além de um posto de doação para notas fiscais, ajudando esse incrível projeto voltado para jovens na zona sul da grande São Paulo;
  • Natal para crianças carentes: campanha de fim de ano onde os vários Associados “adotam” uma criança para qual a presenteiam com brinquedos e vestimentas;
  • Hospital Cruz Verde: coleta de alimentos e recursos financeiros para o hospital localizado no bairro da Vila Mariana. A Ação também conta com boa parte da arrecadação das aulas de alemão;
  • Obra Kolping: ajuda aos nossos coirmãos, com divulgação de campanhas em nossas redes sociais, além de doação financeira, que acaba sendo revertida em seus projetos sociais.

História

“A comunidade Kolping deve ser para seus membros como uma casa de família onde eles possam se sentir a vontade , onde encontrem amigos com os mesmo ideais em situação de plena igualdade e, onde o convívio fraterno permita a troca de alegrias e tristezas.”

Adolph Kolpin, fundador da obra Kolping. (1813-1865)

Fundação

Adolph Kolping foi um sacerdote católico alemão e fundador da Obra Kolping. Começou sua obra na Alemanha, no dia 5 de maio de 1849 com um pequeno grupo de jovens, a Associação dos Artífices, que viria a ser a semente que leva hoje o nome de Obra Kolping. Fundou ao todo 418 associações de trabalhadores similares às de Colônia.

Obra Kolping no Brasil

A obra Kolping está no Brasil há mais de 9 décadas, com 348 centros espalhados em 21 estados. Ao redor do mundo já são mais de 500 mil sócios em 60 países. Cada Comunidade Kolping espalhada pelos diversos povos do mundo tem características próprias, acentuados aspectos de formação humana.

Sede em São Paulo

Em São Paulo, a história da nossa Associação começa em 22 de Junho de 1923 como um projeto social, voltado a ajudar os imigrantes que aqui chegavam da Alemanha, auxiliando-os com hospedagem, convívio familiar e orientação na busca de emprego. Nos primeiros anos a Associação fundada pelo Padre Meinolf Voss O.S.B, ainda sem sede, tinha como berço o Mosteiro de São Bento, localizado no centro da cidade.

Em 1926, graças ao esforço de todos os associados, foi instalada a Associação Católica Kolping, ao lado do Rio Pinheiros.  Foram anos de muita alegria e firmação do nome Kolping às margens do rio, que era usado como área de lazer dos seus Associados. Infelizmente, uma inundação do Rio Pinheiros em 1928 destruiu grande parte da sede, que aos poucos foi se reerguendo e ficou ali instalada até 1938.

Em 1939 a sede foi transferida para o atual endereço, ainda no município de Santo Amaro (que depois seria incorporado a cidade de São Paulo), e batizada na época de Kolping Piraquara. O Presidente Engenheiro Josef Speck foi o grande realizador da construção da nossa sede, que até hoje se encontra na Rua Barão do Triunfo 1213, no bairro do Campo Belo.

Em 1968, houve a criação de duas entidades: a Obra Kolping do Brasil  – mais voltada a questões de obras de caridade e sociais, e a Associação Católica Kolping – mais ligada a questões culturais, esportivas, filantrópicas e sociais, sempre tendo como base os princípios de Kolping.

A A. C. KOLPING é chamada por isso de mãe da Obra Kolping do Brasil.

A. C. Kolping hoje

A Associação Católica conseguiu desenvolver uma importante área social, com piscina, grande área esportiva, diversos salões , churrasqueira e linda área verde. A Associação também conta com uma bela Capela, doação da Senhora Elize Hufnagel, e celebra suas missas todos os domingos as 10h da manhã.

Conhecemos a afirmação “corpo são, mente sã”, que faz parte dos ensinamentos do Padre Kolping, portanto a Associação é um local de convívio familiar entre associados, que podem disfrutar de reuniões, lazer, esporte, religiosidade e cultura alemã de forma geral. Inicialmente composto somente por imigrantes de língua alemã (Alemanha/Suíça/Áustria) a Associação tem hoje associados de todas as origens e principalmente brasileiros nativos.

Linha do tempo